IDENTIDADE VISUAL

Identidade visual (ou simplesmente ID) é o conjunto de elementos que representam visualmente, e de forma sistematizada, o nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costumam ter como base o logotipo, o slogan e a cultura da empresa que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, personagens (Mascotes), nas personalidades marcantes e outros componentes, que cumprem este papel. Portanto, a Identidade Visual seria a imagem ampliada de sua marca.

Você sabe qual a importância de ter uma identidade visual?

Com certeza você leitor desta página já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, consequentemente, isso faz a identidade visual ser algo muito importante, como explicado anteriormente a identidade visual trabalha os elementos visuais, que passaram uma mensagem acerca de sua empresa, desde a logomarca até o menor detalhe que tenha em um bloco de papel.

Além disso, uma boa identidade visual passa uma ideia ao seu cliente de profissionalismo, além disso, é uma peça indispensável para o design de produtos e para um marketing bem feito, portanto, se você quer ter um bom faturamento, um bom número de vendas, você precisa de uma boa ID, de preferência criada com um auxílio de um profissional da área.

Seu negócio tem uma boa identidade visual?

Para saber se você leitor tem uma boa identidade visual, leia os seguintes passos, se você ao criar sua logo seguiu todos esses passos, provavelmente ela será considerada de razoável a boa identidade visual.

  1. Conhecer seu negócio e sua marca: primeiro passo é realização de um Briefing, que é um resumo de tudo que você imagina para o seu negócio, a ideia que levou a criação da empresa, o nome, o ramo de atuação da empresa, local de instalação e atuação da empresa, realidade do mercado, concorrência, cultura da sua empresa, e das ideias dos funcionários para a empresa. Ideal é  que esteja de acordo com o seu canvas.
  2. Entender que a marca e o design são inseparáveis: o designer do ambiente, do produto, de todos os itens ligados a empresa devem ter uma identificação clara com a marca e o conceito dela.
  3. Uma identidade visual forte: sua identidade visual tem que ser forte, marcante, para que o cliente faça facilmente a ligação entre o produto ou serviço com a marca.
  4. Designer gráfico: é o um profissional muito importante e que deve ser consultado neste momento, é um profissional com conhecimento de mercado e de técnicas para desenvolver sua ID.
  5. Simplicidade: apesar de parecer contraditório do item 3, este passo é um completo, a identidade vilas tem que ser marcante, mas não deve ser exagerada, ela tem que ser simples de fácil memorização e reconhecimento.
  6. Tipo da identidade de sua logomarca: ela pode ser de 3 tipos; tipográfica – aonde o objeto é constituído apenas de textos ou grafismos; iconográfica – em que o objeto é constituído apenas por ícones ou imagensou mista – em que o objeto é constituído pelos dois tipos anteriores.
  7. Criação de variantes de assinatura visual: criação de assinaturas visuais para cada para situações diferentes, como locais de assinatura vertical e horizontal por exemplo.

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